O papo de hoje é muito serio… Vamos falar sobre o foco deste mês: Outubro Rosa!

Mas vocês sabem qual a finalidade desta campanha? Vamos entender:

breastfeeding

O Outubro Rosa teve sua origem nos Estados Unidos e sua primeira aparição no Brasil em 2002.

Esta campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.

O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Por isso cada vez mais as campanhas divulgam a importância com relação ao autoexame.

Você sabe como realiza-lo? É muito simples:

autoexame

É fundamental que além do autoexame, todas as mulheres acima dos 40 anos façam a mamografia. Só ela pode detectar precocemente um nódulo pequeno e aumentar muito as chances de cura.

Espero que vocês tenham gostado… Super bjo 🙂

(Fonte: Mulher Consciente )